About Me

domingo, 4 de novembro de 2018

Minhas leis de aprendizagem/estudo

| |

Minhas leis de aprendizagem/estudo



Por Moisés Cristiano Dutra Pastório,

1. O processo de aprendizagem é lento, exige tempo e reflexão. Sério, não existe leitura dinâmica nem pessoas que “drenam” informações. Quanto mais demorado o estudo maior o rendimento, principalmente se ele vier enriquecido de recursos como resumos, explicações e revisões. Então tenha calma, o aluno repetente sempre aprende mais querendo ou não. 

2. É necessário pensar sobre o assunto e torná-lo parte dos pensamentos da vida diária. Experimentar sempre. 



3. Ter em mente que não existe conhecimento acabado e nenhuma lei que proíba a criatividade ou a premeditação. Sinta-se livre para criar uma teoria sobre morfologia mesmo sem nunca ter lido um livro teórico sobre morfologia. Imagine que o autor do livro está errado e proponha outra alternativa, hipótese, teoria, etc.


4. Quando estiver lendo um parágrafo difícil ou com poucas explicações, acredite que você entendeu e continue a leitura. A razão disso funcionar se dá no fato de que mesmo você criando uma explicação, expectativa ou conjuntura errada sobre o que o autor está querendo dizer, a continuação da leitura vai confirmar ou refutar o modo que você está pensando. Sim, conhecimentos são apenas crenças, por isso tenha várias.



5. A revisão pode se dar em qualquer parte do dia e em qualquer lugar. Nada impede de voltar os pensamentos sobre o tema que foi lido ou estudado. Isso volta para o primeiro tópico, torne parte da vida diária.

6. Duas coisas que potencializam ao máximo a aprendizagem: interesse e atenção. Melhor quando vêem combinados. 

7. Não tenha medo de experimentar, conjecturar, deduzir, conduzir ensaios mentais e fingir que é um teórico renomado com Nobel e tudo. Sempre estamos propensos a errar, e errar é aprendizagem. 8. Errar é humano, porque aprender é humano. Um erro cometido cem vezes significa cem caminhos a não se trilhar. 


Enfim, aprender é ter liberdade, ser criativo. aprender faz parte da vida e do cotidiano. e tudo isso serve para tudo, desde português até astrobiologia molecular de pósitrons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário